Se você exercitar vai te ajudar a se ver e sentir melhor, dentro e por fora do corpo! Isso não é só uma parte importante para manter seu corpo e coração saudável, mas também melhora a pressão sanguínea, e os níveis de glicose no sangue, o colesterol e peso corporal.
A melhor parte de se exercitar regularmente é que a pesso começará a se ver e se sentir diferente dentro de semanas. Além do que, quanto mais você se mexer, exercitar, mais atividades diferentes vai agüentar fazer com seu corpo.
Especialistas e profissionais recomendam que os humanos pratique 30 minutos de exercícios moderados pelo menos quatro ou cinco dias por semana. Até mesmo pequenos exercícios podem deixar seu coração pulsando mais forte e aumentando sua capacidade de bater. Comece colocando mais atividades na sua vida diária, exercícios como subir as escadas ou aspirar a casa. Ao se sentir mais preparado, você pode até aumentar a carga de exercícios
Para manter seu coração forte
Assim como outros órgãos, seu coração se fortalecerá por meio de exercícios e movimentos físicos. E quanto mais forte for seu coração, conseguirá trabalhar mais devagar para bombear este liquido precioso que é o sangue pelo seu corpo. Isso diminui o estresse no seu sistema cardiovascular, deixando o mais saudável
Movimentos cardiovasculares como andar, nadar e dançar são eficientes por que trabalha tanto o coração quanto o pulmão.
Observação: sempre procure orientar com um educador físico antes de iniciar a praticar atividades físicas.
Nilton Alves
Jornalista
É verdade que crescemos enquanto dormimos ?
Sim, é verdade. Na infância, cerca de 90% do hormônio do crescimento é liberado durante o sono. Crianças que dormem mal têm mais chances de ter problemas no seu desenvolvimento físico. O hormônio do crescimento continua sendo liberado mesmo na fase adulta. Embora em doses menores, isso continua ocorrendo durante o sono. Em pessoas adultas ele evita a flacidez muscular e garante vigor físico. Quais são as principais interferências ao sono?
As interferências ao sono poderiam ser classificadas em externas e orgânicas. Como exemplos de interferências externas poderíamos citar os trabalhos noturnos ou turnos rotativos, os eventuais problemas com fusos horários (em casos de viagens), as pessoas chamadas de corujas (que possuem mais energia ao entardecer!) e as chamadas de cotovias (deitam-se muito cedo e dormem cada vez menos com o passar do tempo!). Para exemplificar interferências orgânicas podemos citar o ronco, a apnéia (freqüentemente associada ao ronco), a insônia, a narcolepsia (sonolência diurna excessiva), o bruxismo (ranger de dentes) a síndrome das pernas inquietas e outras. O ronco e o bruxismo, geralmente, incomodam mais quem dorme nas proximidades do que quem apresenta o quadro clínico.
O que é apnéia?
A apnéia é o fechamento (colabamento) da passagem de ar ao nível da garganta pelos próprios tecidos da mesma (por isso freqüentemente está associada ao ronco) com conseqüente parada da respiração. Esse fechamento pode demorar vários segundos e até mesmo causar a morte súbita! Quem possui essa disfunção nem sempre a percebe e apresenta noites com “dorme e acorda” que podem chegar a 300 vezes! Você é capaz de imaginar como a pessoa levanta no dia seguinte?
O ronco e a apnéia podem ser evitados? Algumas providências podem ser tomadas como desde um posicionamento correto na cama à eliminação do hábito de tomar bebidas alcoólicas antes de dormir. A perda de peso pode eliminar depósitos de gordura na região do pescoço que são prejudiciais à passagem de ar, mas, alguns casos persistem e necessitam de tratamento. O que pode ser feito nesses casos?
A abordagem tradicional dos casos de ronco e apnéia tem na cirurgia (uvulopalatofaringoplastia) o seu maior armamento. Contudo, a cirurgia não apresenta índice de sucesso satisfatório (cerca de 40%) e deixa sequelas permanentes. Atualmente, está disponível a opção pelo uso do DAR (dispositivo anti ronco) que é um aparelho odontológico usado apenas para dormir, pequeno e simples que pode ser levado para qualquer lugar e apresenta excelente índice de sucesso (cerca de 87%). Contudo, o aparelho possui contra indicações e um exame clínico inicial deve ser feito.
Veja algumas dicas para melhorar a qualidade do seu sono:
1. Antes de tudo, durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso. As alterações de ruído, de luz e de temperatura podem atrapalhar o sono;
2. Prepare-se para dormir. Crie seus próprios rituais como a meditação, o relaxamento, a oração ou outra técnica de controle da tensão. Anote em um caderno todos os seus problemas antes de dormir. Não vá para a cama com eles! Isso funciona como um santo remédio para muita gente;
3. Evite olhar o relógio a cada vez que acordar: este hábito pode piorar uma eventual noite de insônia;
4. Pratique exercícios regularmente, pois isso melhora as condições do organismo. Mas procure fazer ginástica até duas horas antes de se deitar;
5. Não durma com fome. Uma boa dica é beber um copo de leite morno antes de ir para a cama: o leite é rico em triptofano, que é um precursor da serotonina - substância envolvida no processo de sono;
6. Faça apenas refeições leves à noite. A partir dos 16 anos, a capacidade digestiva de nosso organismo começa a diminuir e uma digestão difícil atrapalha terrivelmente o sono;
7. Use a cama apenas para dormir, e não para ver televisão, ler ou jogar videogame, pois esses hábitos são desfavoráveis ao sono;
8. A melhor posição para dormir é de lado, com as pernas ligeiramente flexionadas e um travesseiro não muito alto apoiando o rosto. Não se esqueça de colocar uma almofada entre as pernas na altura dos joelhos. A densidade correta do colchão é fundamental!
9. Se estiver numa noite de insônia, não fique na cama forçando o sono. Levante-se, procure alguma atividade e só retorne quando sentir sono;
10. Cuidado com líqüidos antes e, até mesmo, durante a noite, pois a necessidade de urinar irá interromper a seqüência do seu sono.
O Alho é Muito Bom !
Tempero na prevenção do câncer.
Alho é muito bom! Na verdade esta afirmação é de todos aqueles que sabem dos benefícios deste tempero caseiro. Mas não se preocupe, a partir deste momento você também vai achar o alho incrivelmente apetitoso.
O dissulfeto de dipropenila é um composto capaz de prevenir doenças cardíacas, radicais livres e atenção mulheres: ele previne o câncer de colo de útero. E adivinhe qual é a maior fonte deste composto? Isto mesmo, o alho nosso de cada dia!
Mas infelizmente o alho não possui um sabor muito agradável, principalmente na sua forma mais saudável: cru, se fosse assim seria fácil manter altos níveis de dissulfeto de dipropenila em nosso organismo. E o pior é que este tempero deixa um cheiro nada agradável na boca, você sabe por quê? O alho é composto por dois átomos de enxofre, e são justamente estes átomos que dão um “hálito pesado” a quem o ingere.
A boa notícia é que quando cozinhamos o alho ele perde um pouco de cheiro característico, isto por que no processo o dissulfeto - responsável pelo odor de alho - é volatilizado. Desta forma fica bem mais fácil degustar o tempero e dar um “empurrãozinho” a saúde. Mas se realmente você não gosta de alho, nem cozido e muito menos cru, temos uma opção: cápsulas que contém óleo de alho. Esta alternativa surgiu para ninguém ter as desculpas mencionadas, são cápsulas naturais que podem ser facilmente ingeridas.
E os benefícios do alho não param por aí, ele é considerado benéfico para cardíacos porque ajuda a diminuir os níveis de colesterol, e previne também o câncer gástrico, e ATENÇÃO! A dose ideal recomendada é um dente de alho ao dia. Bom apetite!
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Imagine que corta uma folha de Aloe Vera e bebe a polpa directamente da planta. Este é o compromisso da Forever Living, levar aos consumidores a forma mais natural e fresca do Aloe Vera. A Forever foi a primeira empresa a receber a certificação do «Internacional Aloe Science Council» , a riqueza da polpa e a sua textura dá-nos um produto o mais natural possível. Depois de ler as 10 razões, perceberá porquê beber Aloe Vera e quais os benefícios para a sua saúde.
Conheça os Sumos de Aloe Vera da Forever Living
Aloe Vera é o verdadeiro tónico para uma vida saudável. Aloe Vera Gel contém 19 dos 20 aminoácidos de que o nosso organismo necessita (normalmente em défice na nossa alimentação), e sete dos oito aminoácidos essenciais que o nosso organismo não consegue produzir. Beber Aloe Vera Gel diáriamente assegura e permite a manutenção da saúde, fornecendo ao organismo de forma natural estes aminoácidos essenciais. Uma análise à planta de Aloe Vera demonstrou que nenhuma outra planta conhecida, consegue duplicar da mesma forma estes aminoácidos essenciais. Pense então tudo o que precisa, em apenas 60 a 120ml diários de sumo.
Fonte de Vitaminas. O Gel de Aloe Vera inclui vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C e E, Ácido Fólico e Niacina. O corpo humano, simplesmente não consegue armazenar algumas destas vitaminas, por esse motivo é necessário uma suplementação regular através da alimentação. A melhor forma de o conseguir é beber uma dose diária de Aloe Vera Gel, estando simultaneamente a ajudar a construir, de uma forma natural, um sistema de defesa do organismo contra os radicais livres causadores do envelhecimento precoce!
Fonte de Minerais. Cálcio, Sódio, Ferro, Potássio, Crómio, Magnésio, Manganésio, Cobre e Zinco são alguns dos minerais presentes no Aloe Vera. Todos estes minerais provêm do próprio solo, rico em minerais, onde é feita a plantação do Aloe Vera e são as suas próprias raízes que absorvem todos estes minerais. Todos sabemos que para manter o bem-estar e a saúde é necessário que o organismo reponha os níveis de minerais, o que é conseguido pela ingestão de alimentos que fazem parte da nossa dieta. Beber Aloe Vera é uma forma saudável e natural de fornecer minerais ao organismo.
Efeito sobre as Articulações e os Músculos. O Gel de Aloe Vera, apresenta na sua composição, 12 substâncias naturais que mostraram melhorar a flexibilidade muscular e o bom funcionamento das articulações. O Aloe Vera ajuda na manutenção das articulações e mobilidade muscular.
Aumenta as defesas naturais do organismo. O Aloe Vera fornece um apoio, de forma natural, ao sistema imunitário. O nosso sistema imunitário funciona sem parar, protegendo o nosso organismo. O Aloe Vera, com as suas propriedades naturais, dá ao organismo as reservas necessárias para este utilizar de acordo com as suas necessidades. Beber 60-120ml de Aloe Vera Gel regularmente, garante uma ajuda ao seu sistema imunitário.
Aumenta a actividade dos Fibroblastos. Fibroblastos são células que podemos encontrar na pele, que produzem fibras como o Colagénio e a Elastina. Estas fibras estruturam a pele dando-lhe um aspecto mais saudável. Quanto mais tiver, mais nova a sua pele permanecerá. O Aloe Vera estimula os fibroblastos a reproduzirem- se mais rapidamente, produzindo-se assim maior quantidade de fibras. O Aloe Vera ajuda a capacidade regeneradora da pele.
Efeitos sobre a pele. Aloe Vera pode fornecer um vasto leque de materiais de construção para a produção e manutenção de uma pele saudável. A pele renova-se a cada 21 a 28 dias. Utilizando os nutrientes do Aloe Vera, a pele poderá combater de uma forma eficaz, os efeitos do envelhecimento precoce. Uma dose diária de Aloe Vera Gel pode ser, exactamente o que a sua pele necessita.
Mantém a flora intestinal saudável. O Aloe Vera proporciona um equilíbrio natural em diversas áreas do nosso organismo, nomeadamente no que toca à flora intestinal. Aumenta a resistência às bactérias e fungos desfavoráveis, presentes nos intestinos. Em determinadas alturas da vida, deparamo-nos com alguns desequilíbrios que nos podem trazer alguns incómodos. O Aloe Vera ajuda a normalizar a situação.
Ajuda na Digestão. A manutenção de um tracto digestivo saudável, assegura que os nutrientes oriundos da alimentação que ingerimos, sejam absorvidos na corrente sanguínea. O Aloe Vera tem propriedades desintoxicantes naturais. A sua ingestão regular pode melhorar os movimentos intestinais e aumentar a absorção das proteínas, diminuindo simultaneamente, bactérias e fungos indesejáveis – tudo isto de uma forma natural! O Aloe Vera tem também demonstrado capacidade para ajudar no alívio da indigestão e de outros incómodos associados à função gástrica.
Estimula o funcionamento intestinal. Aloe Vera tem um efeito maravilhoso na estimulação do funcionamento intestinal, melhora o trânsito intestinal, e alivia os incómodos associados ao funcionamento do intestino.
Fonte: https://www.serdanatureza.com